Univesp: inscrições para o Vestibular serão abertas em 19 de abril

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) na próxima segunda-feira, 19 de abril, a partir das 10h, vai abrir suas inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2021. Ao todo, serão 11.020 vagas ofertadas distribuídas em 305 municípios da capital, interior e litoral.

A instituição oferece seis cursos, com dois eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Licenciaturas, com as opções de Letras, Matemática e Pedagogia e Computação, com os cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação. As vagas são de 50% para Licenciatura e 50% para Computação.

As inscrições encerram no dia 20 de maio, às 23h59, e o candidato deverá manifestar o seu interesse pelo site da Univesp. As avaliações serão aplicadas em duas datas, Licenciatura no dia 13 de junho e Computação dia 20 de junho. As aulas estão previstas para iniciar em agosto de 2021.

Taxa de inscrição

O candidato deverá pagar o valor de R$45 para a inscrição. Qualquer interessado pode se inscrever, basta ter concluído o ensino médio ou estar com término previsto até o período da matrícula.

Quem estiver cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), terá isenção de taxa entre os dias 19/04 até às 23h59 do dia 20/04/2021. Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa aos candidatos que preencham simultaneamente, de acordo com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017 os seguintes critérios:

Estejam regularmente matriculados no:

– Ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA);

– Em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação;

– Aqueles que recebem remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados.

Para obter os benefícios mencionados, o candidato no ato da inscrição deve clicar nas opções “redução de taxa” ou “isenção”.

Para mais informações, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, responsável pela realização do vestibular: www.vunesp.com.br/faleConosco, e encaminhar sua mensagem ou entrar em contato com o “Disque Vunesp” através do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.

Provas

Para a realização das provas, serão adotadas todas as medidas de segurança e sanitárias em razão da Covid-19. Os candidatos realizarão as provas nos dias 13 de junho (Licenciaturas) e em 20 de junho (Computação) às 13h, horário oficial de Brasília.

As turmas serão divididas e a empresa responsável seguirá o protocolo para a utilização em 70%, todos deverão usar máscara e distanciamento social de 1,5m por candidato, devendo seguir imediatamente para a sala de prova sem evitar aglomerações.

O inscrito poderá consultar os locais de prova pelo site da Vunesp e chegar ao local com pelo menos 1h de antecedência, munido de documento de identificação com foto e caneta azul ou preta de fabricação transparente.

Resultado

Os resultados dos gabaritos oficiais serão liberados um dia após a realização de cada prova, ou seja, no dia 14 de junho (Licenciaturas) e 21 de junho (Computação), no site do vestibular.

Nota

Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o vestibular 2021 foi devidamente elaborado no intuito de ampliar o acesso do candidato ao ensino superior gratuito.

“Desde 2019, reforçamos nossas parcerias com as prefeituras para oferecer vagas. Neste ano, teremos novamente o maior processo seletivo em extensão territorial. Seguimos com o compromisso de levar educação a distância de qualidade aos mais diversos públicos e mostrar a inclusão proporcionada pela modalidade”, explica.

Cursos

Os alunos interessados nos cursos do Eixo de Computação terão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação (3 anos), Ciência de Dados (4 anos) e Engenharia de Computação (5 anos).

Já os ingressantes nas Licenciaturas devem cursar um ano de ciclo básico, com oportunidade de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia.

De acordo com o professor Azevedo, este modelo visa garantir flexibilidade de escolha ao discente, integração com os graduandos e outras habilitações, e também entendimento melhor do itinerário da plataforma, contribuindo na formação e desenvolvimento de projetos.

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual permite aos estudantes o acesso às atividades acadêmicas, materiais didáticos, assistir a videoaulas, bibliotecas digitais e sanar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.

Os polos físicos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) para que os alunos possam fazer suas atividades como provas e discussões em grupo. Serviços de secretaria acadêmica e esclarecimentos de dúvidas também podem ser consultados no local. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv, por se tratar de uma universidade pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.