EnccejaNoticias

O que mais cai na prova de Matemática do Encceja; confira

A conquista do certificado de Ensino Fundamental e Médio pelo Encceja tem se tornado um marco na vida de inúmeros brasileiros.

Sendo uma alternativa para aqueles que não concluíram seus estudos na idade convencional, o exame aborda conteúdos essenciais de diversas disciplinas, incluindo a Matemática.

Porém, compreender os principais tópicos dessa disciplina pode ser um desafio para muitos candidatos. Neste contexto, os insights de professores especialistas na área, tornam-se preciosos.

Publicidade

Conteúdos Prioritários de Matemática no Encceja

O Encceja, assim como o Enem, é desenvolvido pelo Inep. Sendo assim, não é surpresa que ambos os exames valorizem conceitos básicos da Matemática. Entre esses conceitos, as quatro operações matemáticas, geometria plana e razão e proporção são frequentemente enfatizados.

Estes fundamentos, são a chave para uma preparação eficaz. Abaixo, uma lista detalhada desses tópicos:

Publicidade
  • Números e Operações: Sistema de Numeração Decimal, Problemas com as 4 operações, Fração, Juros simples e compostos.
  • Álgebra: Expressão Algébrica, Função do 1° grau.
  • Geometria: Teorema de Pitágoras, Relações Métricas em Triângulo Retângulo, Ângulos, Geometria Plana em geral e Sólidos Geométricos.
  • Grandezas e Medidas: Sistema de medidas, Porcentagem, Escala, Razão e Proporção, Estatística e Probabilidade, Interpretação de tabelas e gráficos e Média.

Importância da Preparação Direcionada

Com a proximidade do Encceja 2023, otimizar o tempo de estudo é essencial. Ao focar nos tópicos mais frequentes, os candidatos maximizam suas chances de sucesso. A Matemática, sendo uma das disciplinas centrais, exige uma preparação cuidadosa.

Professores destacam a importância de uma abordagem holística, combinando conceitos básicos com tópicos mais avançados. Afinal, entender a essência da Matemática pode ser o diferencial no dia do exame.

Além disso, revisar assuntos paralelos e fazer simulados podem ajudar a solidificar o conhecimento. O Encceja, ao valorizar o entendimento conceitual, busca identificar candidatos que realmente dominam os conteúdos do Ensino Fundamental e Médio.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *