EnccejaNoticias

Confira os temas das Redações do Encceja 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o exame no dia 29 de agosto, nas 27 unidades da Federação, em 622 municípios. Mais de 1,6 milhão de pessoas confirmaram a participação. Dessas, 297.543 buscam a certificação para o fundamental e 1.310.593, para o ensino médio. Já no dia 14 de outubro foram aplicadas as provas do Encceja PPL 2020.

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 tiveram de escrever sobre o “Abandono afetivo do idoso no Brasil” na prova de ensino fundamental. Já os que buscam o certificado para o ensino médio tiveram que dissertar e argumentar sobre o “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil“. O tema da redação na prova do ensino fundamental do Encceja PPL 2020 foi “A importância do saneamento básico para a população brasileira” e do ensino médio do Encceja PPL 2020 foi “Formas de enfrentar a baixa escolaridade de brasileiros“.

No caso da redação, o texto deve ser obrigatoriamente dissertativo-argumentativo. Também é fundamental que seja coerente e coeso. Outro critério preponderante é o respeito ao tema. O participante que não escreve sobre o assunto proposto sequer tem o texto avaliado nos outros critérios, as chamadas competências. Quanto mais próximo o participante estiver de cumprir com todas as exigências, mais perto estará de alcançar uma boa nota. Ao todo, são quatro competências exigidas, no caso da prova para ensino fundamental, e cinco, para os participantes que buscam certificação do ensino médio.

Publicidade

Outro fator considerado na correção é o limite de linhas. São, no máximo, 25 para o fundamental e 30 para o médio. Nada que é escrito fora desse espaço de texto é avaliado. Com o objetivo de esclarecer os aspectos que envolvem a prova do Encceja 2020, o Inep produziu cartilhas sobre a redação do exame. O material pode ser acessado no portal do Instituto, caso o participante queira fazer uma autoavaliação do desempenho que teve.

Encceja

A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Embora seja aplicado pelo Instituto, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *