EnemNoticias

Dicas para não tirar nota zero na Redação do Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serve como um portal para ingresso no ensino superior, das instituições públicas e particulares brasileiras.

No entanto, a jornada para uma pontuação alta  na prova começa com uma redação bem elaborada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A redação, que carrega um peso significativo na pontuação final, exige uma atenção meticulosa a diversas diretrizes estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Publicidade

Dicas para não tirar nota zero na Redação do Enem

É vital para o candidato seguir uma abordagem dissertativo-argumentativa na redação. Este formato tem como foco a defesa embasada de uma perspectiva específica sobre um tema dado.

A técnica não apenas exige a apresentação clara de ideias, mas também a sustentação através de argumentos sólidos. O objetivo principal é persuadir o leitor sobre a validade do ponto de vista apresentado, mobilizando informações, evidências e opiniões coerentes.

Publicidade

Além do estilo argumentativo, a redação exige aderência a outras regras críticas. Um desvio total do tema proposto, por exemplo, pode levar a uma avaliação desfavorável.

Além disso, textos com extensão menor que sete linhas ou a presença de cópias integrais dos textos motivadores são fatores que podem anular a redação. É crucial que o candidato apresente um trabalho original e relevante.

Outras infrações como a inclusão de impropérios, desenhos, ou informações pessoais em lugares não designados também podem resultar em uma nota zero.

A apresentação gráfica é igualmente crucial; redações com letra ilegível podem não ser avaliadas. Embora o título seja um elemento opcional, este deve estar em conformidade com as regras estabelecidas, evitando a inclusão de desenhos ou sinais gráficos que possam ser interpretados como tentativas de identificação.

A folha de resposta deve apenas conter texto em língua portuguesa, sem números ou sinais gráficos sem função clara. Além disso, é imperativo que a folha de redação não seja deixada em branco, mesmo que o rascunho tenha sido preenchido.

O Enem 2023 oferece uma chance para candidatos autistas também brilharem. Adaptando o ambiente e proporcionando o apoio necessário, o INEP garante uma oportunidade justa para todos os participantes.

Cada candidato, independente de suas habilidades, deve, portanto, estar bem versado nas regras e técnicas de redação para maximizar sua pontuação e garantir um futuro brilhante.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *