EnemNoticias

Enem 2020: dicas para últimas semanas

Estamos nos aproximando dos dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020. E com isso aumenta a ansiedade e preocupação dos candidatos na busca por uma tão sonhada vaga.

A partir de agora os candidatos devem focar no preparo físico e mental nas semanas antes do exame. Trata-se de uma prova longa, e por isso é preciso estar preparado, de forma que o corpo e a mente aguentem o esforço. Será esse preparo que irá diferenciar um bom candidato de um candidato excelente. O Enem é uma maratona, exigindo ritmo e concentração. O conhecimento, sozinho, não garante um bom resultado.

Para se dar bem na prova, é essencial conhecê-la muito bem. Por isso, este é o momento de refazer provas anteriores, especialmente a partir de 2009, quando o Enem adotou o formato atual. O exame tem questões fáceis, médias e difíceis. A Teoria da Resposta ao Item é adota nas provas do exame e busca traçar um perfil das habilidades do aluno, por isso, um acerto na questão difícil só vale se a média e a fácil estiverem corretas também.

Publicidade

Dúvidas costumam surgir ao revisitar as provas, o que deve ajudar o aluno a identificar o que merece mais atenção na reta final dos estudos.  Os alunos percebem o que mais cai no exame e principalmente onde erram mais.

Uma boa redação é fruto de muito treino e leitura. É preciso ter uma opinião crítica sobre assuntos atuais para elaboração de propostas de solução, uma competência da redação do Enem em que muitos candidatos têm dificuldade. Além disso, é válido lembrar que a redação é a única prova do exame na qual é é possível alcançar mil pontos, e esta prova tem peso muito alto no Enem.

Publicidade

Neste último mês que antecede as provas do Enem 2020, o candidato deve planejar, dia a dia, suas atividades de estudo e descanso, que não podem ser deixados de lado. O candidato precisa definir hora para começar e terminar de estudar, qual prova vai refazer ou que conteúdo vai revisar

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *