EnemNoticiasVestibular

IFSP está com 160 vagas para cursos superiores gratuitos no campus de Capivari

O IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) está com inscrições abertas para o Vestibular 2022 com 160 vagas distribuídas nos cursos superiores que são ofertados no campus de Capivari, cidade do interior do estado.

As vagas que estão sendo disponibilizadas pelo IFSP Capivari são para o 1º semestre deste ano de 2022. E as inscrições seguem abertas até o dia 18 de fevereiro de 2022.

Para participar desta seleção do IFSP, o estudante interessado conta com 2 (duas) opções. E as alternativas que o candidato pode seguir são as seguintes:

Publicidade
  • Processo Seletivo ENEM
  • Cadastro de Reserva

Em nenhum dos dois processos que foram citados logo acima, haverá a cobrança de taxa de inscrição. E todos os cursos aqui ofertados pelo IFSP são gratuitos. Ou seja, não há cobrança de taxa de mensalidade, uma vez que se trata de uma instituição pública de ensino universitário.

Não serão aceitas as notas dos candidatos que tenham tirado nota zero na Prova de Redação, ou que tenham tirado nota zero em alguma das provas objetivas das disciplinas. Os candidatos que tenham sido eliminados em alguma das etapas da prova também não podem ser considerados para esta seleção.

Publicidade

Do total de 160 vagas, a distribuição está organizada de forma que 40 (quarenta) vagas são ofertadas em cada um dos 4 (quatro) cursos superiores que estão apresentados na lista logo abaixo.

  • Licenciatura em Química (turno matutino)
  • Tecnologia em Processos Químicos (turno noturno)
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (turno noturno)
  • Tecnologia em Processos Gerenciais (modalidade EAD)

As aulas dos cursos presenciais serão ministradas de segunda a sexta-feira, eventualmente com aulas aos sábados, de acordo com a organização do calendário acadêmico.

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP Capivari, por outro lado, será ministrado de forma on-line, com atividades presenciais obrigatórias somente aos sábados, também de acordo com a organização do calendário acadêmico.

As atividades acontecerão no campus do IFSP na cidade de Capivari, que fica localizado no seguinte endereço: Avenida Doutor Ênio Pires de Camargo, número 2971, São João Batista.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site da instituição

Processo Seletivo IFSP ENEM 2022

A seleção em questão tomará como base, para a classificação dos candidatos, as notas que foram obtidas pelos estudantes no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) das seguintes edições:

  • Enem 2017
  • Enem 2018
  • Enem 2019
  • Enem 2020
  • Enem 2021

O estudante que fez o ENEM em alguma edição dos últimos 5 (cinco) anos e que tem o interesse de estudar nos cursos do IFSP do campus Capivari deverá então acessar o site oficial do IFSP: www.ifsp.edu.br e ler o Edital n.º 498/2021 para ter maiores informações sobre o ingresso.

Cadastro de Reserva IFSP

Os candidatos que não fizeram o Enem nos últimos 5 (cinco) anos ainda podem participar do processo seletivo por meio do cadastro de interessados para as vagas disponíveis dos cursos superiores.

Nessa forma de ingresso em específico, o número de vagas somente será conhecido depois da finalização da matrícula das vagas do Edital Nº 498/2021, que é o Processo Seletivo pela nota do Enem.

Nesse sentido, os que estiverem interessados em participar do cadastro de reserva devem ler o edital disponível no seguinte endereço eletrônico (site): https://cpv.ifsp.edu.br/.

Por fim, é válido destacar que o IFSP mantém a sua política de ações afirmativas na distribuição de vagas em seus processos seletivos deste ano e dos anos anteriores.

Dessa forma, 50% das vagas de cada curso do IFSP são reservadas apenas para os candidatos que estudaram os 3 (três) anos do Ensino Médio integralmente em instituições públicas de ensino brasileiras. Além disso, também há a reserva de vagas para os candidatos que são de baixa renda, bem como para autodeclarados negros, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *