EnemNoticias

Inep anuncia mudanças na prova do Enem 2019

De acordo com anúncio realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, dia 11 de março, a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhará uma nova diagramação para economizar o número de páginas e reduzir os custos. Outras medidas também serão adotadas com o intuito de reduzir os gastos, como por exemplo, o Inep vai mudar a ficha para coleta do dado biométrico e reduzir o número de capacitações presenciais dos colaboradores que trabalham na aplicação das provas, criando uma plataforma de educação a distância (EaD).

Com as medidas anunciadas, a expectativa é de gerar uma economia de R$ 42 milhões, o equivalente a 10% do valor gasto no total com a edição do Enem 2018. De acordo com a pasta do governo, as medidas fazem parte de um Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos implantado em janeiro deste ano, que inclui a contratação de consultores externos para criar novos processos de gestão, liderança, “realinhamento estrutural e conceitual” da educação básica e superior, e além da redução de custos.

Enem 2019

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Os estudantes poderão solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 no período de 1 a 10 de abril, além de justificar ausência no Enem 2018 para poder solicitar a isenção neste ano. O período de inscrições no Enem 2019 será de 06 a 17 de maio.

Publicidade
Enem – Exame Nacional do Ensino Médio

Biometria no Enem 2019

“Uma das iniciativas já definidas é a mudança no procedimento de coleta do dado biométrico, item de segurança adotado pelo Enem desde 2016. Até 2018, a ficha para coleta do dado biométrico continha uma lâmina de grafite, individual. A partir de 2019, o Inep adotará uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes”, diz a nota publicada pelo Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Inep.

Mudança na diagramação na prova do Enem 2019

Ainda de acordo com a nota, a nova diagramação do caderno de provas do Enem “garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação”, e essa medida “eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão”.

Publicidade

Treinamento dos fiscais do Enem

A terceira mudança anunciada pelo Inep envolve a capacitação dos fiscais e coordenadores de locais de prova, além de corretores de redação. Até o ano passado, os treinamentos eram presenciais e a distância. “O volume de capacitações presenciais será reduzido e as capacitações no formato de educação a distância serão ampliadas e melhoradas, com a estreia de uma moderna plataforma de EaD”.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *