Fies

Como funciona o FIES?

O Fies 2023 emerge como uma ponte valiosa para estudantes que buscam uma educação superior de qualidade. Com origens traçadas de volta ao Ministério da Educação em 1999 e fortemente relacionado ao desempenho no Enem, este programa dá grande contribuição para muitos estudantes.

A seguir, descubra os detalhes cruciais do Fies 2023, desde sua funcionalidade até os critérios de elegibilidade, e se prepare para uma transformação acadêmica.

O Fundamento do Fies

Gerido pelo MEC, o Fies oferece uma chance real para aqueles que aspiram a uma formação acadêmica superior. Proporcionando financiamento integral ou parcial, reduz significativamente os encargos financeiros dos estudantes.

Publicidade

Cada semestre testemunha a abertura de inscrições, permitindo aos estudantes se candidatarem a contratos de financiamento. Uma vez beneficiados, os estudantes podem desfrutar dos recursos do Governo Federal até a conclusão do curso. No entanto, o compromisso de reembolso começa após a graduação.

Mergulhando nas Regras

A jornada do Fies é dividida em fases, com base no envolvimento do aluno com o financiamento. Começando com apenas encargos operacionais e seguros durante o curso, os alunos avançam para a fase de Amortização após a formação.

Publicidade

Esta nova era, pós-2018, viu o desaparecimento do Período de Carência, empurrando os alunos para o reembolso imediato. Com base na renda, o montante é deduzido, ou, na sua ausência, um pagamento mínimo é exigido.

A dívida, estimada para ser liquidada em 14 anos, deve ser paga diretamente às respectivas instituições. A elegibilidade para o Fies varia, mas o desempenho no Enem é crucial, com uma barreira mínima de 450 pontos.

Além disso, o Fies não discrimina entre beneficiários do Prouni e outros, permitindo que todos busquem financiamento.

O Fies 2023 tem datas concretas: inscrições de 4 a 7 de julho, complementação de 12 a 14 de julho, e o resultado em 11 de julho. A convocação estende-se de 18 de julho a 29 de agosto.

Em termos de cursos, o Fies aceita a maioria das graduações, mas Medicina tem suas peculiaridades. A pesquisa no SisFies pode esclarecer mais dúvidas.

O horizonte do Fies pode em breve abranger mestrado e doutorado, como revelado pelo PL nº 4.308/2019. A inclusão, no entanto, terá suas nuances, com o MEC priorizando graduações.

Finalmente, para aqueles curiosos sobre a Nota de Corte, ela flutua com base nas vagas e desempenho dos candidatos. Ela serve como um indicador, mas não uma garantia, e estudos anteriores podem oferecer uma estimativa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *