FiesNoticias

MEC prorrogou a inscrição para as vagas remanescentes do Fies 2024

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou a inscrição do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com a prorrogação, as inscrições, para essas oportunidades, estarão abertas até o dia 30 de novembro, veja abaixo como se inscrever e garantir sua vaga.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

É importante ressaltar que as inscrições são completamente gratuitas e podem ser feitas exclusivamente online, através do portal Acesso Único.

Novidades

Uma das grandes vantagens desta edição do Fies Vagas Remanescentes é que os estudantes selecionados poderão contratar o financiamento com vigência a partir de julho de 2023.

Publicidade

Isso significa que, com essa oportunidade, todo o segundo semestre do próximo ano poderá ser financiado, mesmo para aqueles que não estão enfrentando problemas de inadimplência em suas instituições de ensino.

E caso desejem, os estudantes têm a possibilidade de reaver os valores já pagos durante esse período. Uma chance valiosa para aliviar o peso das mensalidades no orçamento familiar.

Publicidade

Requisito

Para se candidatar, é necessário estar devidamente matriculado em um curso regularmente ofertado pela mesma instituição de ensino que participa do programa Fies nesta edição.

Além disso, os estudantes devem atender a outras exigências do programa, incluindo a comprovação de renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos.

Essa é uma oportunidade inclusiva que busca atender uma ampla gama de estudantes em busca de ascensão acadêmica e profissional.

Vagas oferecidas

Esta edição do Fies Vagas Remanescentes oferece aproximadamente 60 mil vagas, marcando o retorno do programa que estava suspenso desde 2021.

Diferentemente das edições anteriores, em que a ocupação das vagas se dava por ordem de inscrição no sistema, desta vez, os candidatos serão selecionados com base na classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem pode participar?

Serão consideradas as edições do Enem a partir de 2010, e a nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do exame, com nota superior a zero na prova de redação.

Prioridades

A prioridade na classificação será dada aos bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que não tenham um diploma de curso de graduação e nunca tenham sido beneficiados pelo Fies.

Em segundo lugar, estão os estudantes que não possuem diploma de graduação e nunca foram beneficiados pelo Fies.

Na terceira posição, encontram-se aqueles que não têm um diploma de curso de graduação, mas já foram beneficiados pelo Fies em algum momento, quitando o financiamento.

Em quarto lugar, estão os estudantes com diploma de graduação, mas sem histórico de contrato com o Fies. Por último, estão os estudantes com diploma de curso de graduação e que conseguiram quitar o financiamento de seu curso anterior.

Cronograma completo do Fies Vagas Remanescentes:

  • Período de inscrição: 17 a 30 de novembro; 
  • Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro; 
  • Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: 5 a de dezembro; 
  • Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro. 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece vagas para que estudantes possam financiar seus estudos, principalmente em cursos de graduação em instituições de ensino superior não gratuitas que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para ser considerada positiva, a instituição deve alcançar um conceito igual ou superior a três, garantindo assim um padrão de qualidade para os alunos beneficiados pelo programa.

Esta é uma oportunidade valiosa para muitos estudantes alcançarem seus sonhos acadêmicos e profissionais, tornando a educação superior mais acessível e inclusiva em nosso país. Não perca essa chance e prepare-se para inscrever-se no Fies Vagas Remanescentes a partir de sexta-feira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *