ConcursoNoticias

Enem dos Concursos: Veja quando começa a inscrição

O Governo Federal divulgou a publicação dos aguardados editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), um evento que promete ser um marco na seleção de servidores para 21 órgãos públicos federais.

A prova será realizada em nada menos que 220 cidades, abrangendo todas as Unidades da Federação, e a expectativa é que aproximadamente 3,5 milhões de candidatos disputem as vagas.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou de uma entrevista ao vivo no programa “A Voz do Brasil” para esclarecer dúvidas da audiência e fornecer detalhes cruciais sobre o exame.

Publicidade

Inscrição Enem dos Concursos

As inscrições para o CPNU ficarão abertas durante um período que vai de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, e os candidatos poderão se inscrever através do Portal Gov.br.

Para participar, será necessário o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 60 para os cargos de nível médio e R$ 90 para os de nível superior.

Publicidade

Durante a entrevista, a ministra ressaltou que os editais foram organizados em oito eixos temáticos, visando ampliar as opções de escolha das vagas e respeitando a vocação e o perfil profissional de cada candidato.

De acordo com a Ministra “A divisão dos editais foi feita com base em blocos temáticos, não seguindo necessariamente a divisão por órgãos. Por exemplo, engenheiros de diversos órgãos foram concentrados em um bloco mais voltado para engenharia e áreas exatas.

Além disso, temos um oitavo bloco destinado a cargos de nível intermediário, de nível médio, que não exigem graduação superior e são voltados principalmente para três órg., explicou a ministra Dweck.

A respeito da escolha da ordem de preferência dos cargos, a ministra enfatizou sua importância, pois a alocação dos candidatos será inicialmente tentada na primeira preferência e, se não for possível, seguirá na segunda, terceira e assim por diante. Aqueles que forem alocados em uma preferência mais baixa permanecerão no cadastro reserva das preferências anteriores, garantindo-lhes uma oportunidade, se houver disponibilidade.

Data do Enem dos Concursos

A prova do CPNU está marcada para o dia 5 de maio e será composta por avaliações objetivas específicas e dissertativas, de acordo com a área de atuação de cada candidato.

A ministra esclareceu que o exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, abrangendo questões objetivas e dissertativas.

  • Pela manhã, os candidatos aos cargos de nível superior enfrentarão uma prova objetiva idêntica para todos, independente do bloco temático, além de uma prova discursiva específica para o bloco.
  • À tarde, haverá uma prova com mais 50 questões objetivas, também específicas do bloco.

Para ser considerado aprovado no CPNU, o candidato deverá alcançar um mínimo de 40% de acertos na prova e não zerar a prova discursiva.

Resultado

A divulgação dos resultados das provas objetivas e das provas discursivas e redações preliminares está prevista para o dia 3 de junho.

Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto, terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

Segundo informações do Ministério da Gestão, nos últimos seis anos, o Governo Federal perdeu um contingente de 73 mil servidores.

A recomposição da força de trabalho no setor público é considerada fundamental para garantir a entrega dos serviços públicos pelos quais o Governo Federal é responsável.

Com a expectativa de um concurso público de magnitude sem precedentes, o CPNU promete ser um marco na seleção de servidores federais, contribuindo para o fortalecimento da administração pública e a prestação de serviços de qualidade à população brasileira.

Os candidatos interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição e aos detalhes dos editais para garantir sua participação nessa oportunidade única de ingressar no serviço público federal.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *