NoticiasSisu

UFRN terá 7.186 vagas para o Sisu 2024

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das instituições públicas de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Este sistema informatizado do Ministério da Educação que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos a vagas em cursos de graduação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Vagas oferecidas UFRN Sisu 2024

Para o ano de 2024, a UFRN ofertará 7.186 vagas via Sisu, distribuídas em 4.902 para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo semestre.

Essas vagas são destinadas a candidatos que realizaram o Enem em 2023 e que se inscreverem no Sisu no período de 22 a 25 de janeiro de 2024.

Publicidade

A UFRN oferece vagas para todos os seus cursos de graduação presencial, que abrangem diversas áreas do conhecimento, como ciências humanas, sociais, exatas, biológicas, da saúde, da terra, da educação, da tecnologia e da arte.

Cotas

A UFRN também adota o sistema de cotas, que reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, conforme a Lei de Cotas e as Ações Afirmativas da UFRN.

Publicidade

Dentro desse percentual, há subdivisões para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, candidatos que possuem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e candidatos que possuem alguma deficiência.

Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas deverão comprovar sua condição no momento do cadastramento na UFRN, que é a etapa de confirmação de matrícula.

Como se inscrever no Sisu?

Para participar da seleção do Sisu, os candidatos devem acessar o site do Sisu (sisu.mec.gov.br) durante o período de inscrição e escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência, em qualquer instituição participante. Os candidatos podem alterar suas opções quantas vezes quiserem até o final do prazo de inscrição.

A seleção é feita com base na nota do Enem, que é calculada de acordo com os pesos e as notas mínimas estabelecidos pela UFRN para cada curso. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro de 2024.

Os candidatos selecionados na chamada regular deverão realizar o cadastramento na UFRN nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2024, apresentando os documentos exigidos pela instituição.

Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu, que será utilizada pela UFRN para preencher as vagas remanescentes.

Outras formas de ingresso na UFRN

Além das vagas do Sisu, a UFRN também ofertará outras formas de ingresso em 2024, como o Processo Seletivo Específico (PSE) para cursos que exigem habilidades específicas, o reingresso de segundo ciclo para alunos que concluíram o primeiro ciclo de um curso e desejam ingressar em outro, a mobilidade interna para alunos que desejam mudar de curso dentro da UFRN, o Programa de Estudantes de Convênio (PEC-G) para estudantes estrangeiros e os cursos a distância de licenciatura em História e Pedagogia.

No total, serão ofertadas 7.804 vagas de graduação presencial e 300 vagas de graduação a distância. Não perca esta chance de ingresso no ensino superior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *