Concurso

Concurso Público Nacional Unificado: 6.640 Vagas em Órgãos Federais, veja como se inscrever

A partir desta sexta-feira, dia 19 de janeiro, estão oficialmente abertas as inscrições para o aguardado Concurso Público Nacional Unificado.

Este certame de larga escala tem como objetivo selecionar um total de 6.640 servidores destinados a preencher posições em 21 órgãos públicos federais.

Veja como com se inscrever para o Enem dos Concursos

Os candidatos interessados em participar deste processo seletivo devem ficar atentos às datas, pois o prazo de inscrição permanecerá aberto até o dia 9 de fevereiro.

Publicidade

Para facilitar ainda mais o processo, todas as inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do aplicativo Gov.br.

É importante destacar que, durante a inscrição, uma Guia de Recolhimento da União (GRU) será gerada, sendo este o único meio de pagamento aceito para a taxa de inscrição.

Publicidade

Quanto à taxa de inscrição, esta varia de acordo com o nível de escolaridade exigido para cada vaga. Para os candidatos de nível médio, a taxa será de R$ 60, enquanto os candidatos de nível superior deverão pagar R$ 90.

Vale ressaltar que determinados candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição. São elegíveis para essa isenção os candidatos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e aqueles que cursaram ou estão cursando faculdades com o apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, doadores de medula óssea também serão beneficiados com a isenção.

Provas Concurso Público Nacional Unificado

As provas estão programadas para acontecer no dia 5 de maio e serão aplicadas em 220 cidades, abrangendo todos os estados do Brasil e o Distrito Federal.

O processo de seleção está sendo coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que ressalta a importância de uma leitura cuidadosa dos editais por parte dos candidatos, visando aprimorar suas trajetórias profissionais e acadêmicas.

De acordo com um comunicado oficial do ministério, a principal missão do Concurso Público Nacional Unificado é promover a democratização do acesso às oportunidades de trabalho nos órgãos federais, permitindo que os candidatos alinhem suas vocações com as vagas oferecidas.

Uma característica notável deste certame é a flexibilidade na utilização das listas de classificação. Além de serem aplicadas para preencher cargos efetivos, essas listas também serão usadas para ocupar vagas em cargos temporários.

Isso significa que, caso um candidato aceite um cargo temporário, ele continuará na lista de espera para as vagas efetivas de sua preferência.

É importante destacar ainda que a validade do concurso será de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, permitindo que candidatos permaneçam na lista de espera por um período prolongado caso necessário.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos enfatiza que as pessoas aprovadas para cargos que não sejam sua primeira opção de escolha durante a inscrição ainda terão a oportunidade de permanecer na lista de espera para a posição desejada.

Com a abertura das inscrições para este Concurso Público Nacional Unificado, surge uma oportunidade única para milhares de brasileiros ingressarem no setor público federal.

O processo seletivo visa trazer profissionais talentosos para fortalecer a administração federal e proporcionar um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo.

Portanto, os candidatos interessados devem se preparar e se inscrever dentro do prazo estabelecido para concorrer a uma dessas cobiçadas vagas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *