ConcursoNoticias

‘Enem dos Concursos’: Prova agendada para 5 de maio com novo calendário

O Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos”, anuncia um novo cronograma para 2024. O edital será divulgado em 10 de janeiro, com inscrições abrindo em 19 de janeiro e encerrando em 9 de fevereiro. A prova está programada para 5 de maio.

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mencionou que as mudanças no cronograma foram influenciadas por solicitações nas redes sociais para mais tempo de estudo. O ministério também dialogou com a empresa responsável pela realização do concurso para garantir a qualidade das provas.

Uma novidade significativa é o aumento do número de cidades onde a prova será realizada, passando de 180 para 217. Esta expansão visa facilitar o acesso a candidatos em regiões metropolitanas.

O processo seletivo do concurso será dividido em duas etapas: uma com questões objetivas comuns a todos os candidatos e outra com questões específicas e dissertativas para cada área de atuação.

Publicidade

Os candidatos pagarão uma única taxa de inscrição e poderão concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação, escolhendo cargos por ordem de preferência.

Além do desempenho na prova, serão considerados critérios adicionais como titulação acadêmica e experiência profissional, dependendo do cargo e da determinação legal.

Publicidade

Detalhes sobre Vagas e Locais de Prova

O concurso oferecerá 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal, incluindo cargos como engenheiro, psicólogo e economista, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.

As provas serão realizadas em 217 cidades brasileiras, selecionadas com base em critérios populacionais e de infraestrutura. A lista completa das cidades está disponível no site oficial do concurso.

Este novo modelo de concurso público visa otimizar o processo seletivo, permitindo que os candidatos concorram a múltiplas vagas em diferentes órgãos simultaneamente.

A iniciativa é vista como uma forma de modernizar os concursos públicos, tornando-os mais eficientes e acessíveis para candidatos de todo o país.

Com a divulgação do edital em janeiro, os candidatos terão todas as informações necessárias para se preparar adequadamente para as provas de maio.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

O “Enem dos concursos” representa um avanço significativo na forma como os concursos públicos são realizados no Brasil, com expectativas de atrair um grande número de participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *