Redação

Redação Enem: Veja como fazer um desenvolvimento nota 1000

A redação do Enem é uma parte muito importante para a sua nota final e para a sua aprovação em programas de acesso ao ensino superior, como Sisu, ProUni e Fies.

A redação é a única prova do Enem em que você pode tirar até 1000 pontos, sem depender do desempenho dos outros candidatos.

Além disso, a redação é usada como critério de desempate em caso de empate na nota geral. Portanto, é fundamental que você se prepare bem para escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto, seguindo as cinco competências exigidas pelo exame.

Publicidade

Redação Enem: Desenvolvimento

O desenvolvimento da redação do Enem é uma parte crucial para obter uma boa pontuação. Para isso, é preciso que você:

  • Dedique pelo menos dois ou três parágrafos ao desenvolvimento de seus argumentos.
  • Apresente evidências, exemplos e dados concretos para apoiar suas afirmações.
  • Use conectivos para garantir a coesão e a coerência do texto.
  • Respeite a norma culta da língua portuguesa e evite erros de ortografia, gramática e pontuação.

O desenvolvimento da redação do Enem deve seguir a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, que é o gênero textual cobrado no exame.

Publicidade

Nesse tipo de texto, você deve defender uma tese ou opinião sobre o tema proposto, utilizando argumentos lógicos e consistentes.

Para elaborar um bom desenvolvimento, você pode seguir os seguintes passos:

  • Escolha duas ou três ideias principais que sustentem a sua tese. Cada ideia será o objetivo de um parágrafo de desenvolvimento.
  • Inicie cada parágrafo com uma afirmação que expresse a ideia principal. Essa afirmação deve estar relacionada à tese e ao tema da redação.
  • Explique a afirmação, mostrando como ela se conecta com a sua tese e com o problema em questão. Você pode usar dados, fatos, citações, conceitos ou outras informações que comprovem a sua afirmação.
  • Exemplifique a afirmação, trazendo casos concretos, situações reais, dados estatísticos ou outras evidências que ilustrem a sua afirmação. Você pode usar exemplos do seu conhecimento de mundo, da atualidade, da história, da cultura ou de outras áreas do saber.
  • Conclua o parágrafo, retomando a ideia principal e fazendo uma síntese do que foi exposto. Você pode usar conectivos conclusivos, como portanto, logo, assim, dessa forma, etc.

Veja um exemplo de parágrafo de desenvolvimento sobre o tema “A violência nas escolas brasileiras”:

Um dos fatores que contribuem para a violência nas escolas brasileiras é a falta de infraestrutura e de recursos pedagógicos. Muitas escolas públicas apresentam problemas como salas superlotadas, falta de ventilação, iluminação e limpeza, ausência de bibliotecas, laboratórios e quadras esportivas, entre outros. Essas condições precárias afetam a qualidade do ensino e a motivação dos alunos e professores, gerando um clima de insatisfação, desrespeito e indisciplina. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2022 revelou que 40% das escolas públicas brasileiras não possuem banheiro adequado, 20% não possuem água potável e 10% não possuem energia elétrica. Esses dados demonstram a urgência de investimentos na melhoria da infraestrutura escolar, como forma de garantir o direito à educação de qualidade e de prevenir a violência no ambiente escolar. Portanto, a falta de infraestrutura e de recursos pedagógicos é um dos fatores que favorecem a violência nas escolas brasileiras, exigindo medidas efetivas por parte do poder público e da sociedade.

Estrutura da redação do Enem

  • Introdução: é o primeiro parágrafo do texto, onde você deve apresentar o tema, a sua tese e os argumentos que vai desenvolver ao longo da redação. Você pode usar uma frase de impacto, uma contextualização histórica, social ou cultural, ou uma citação para chamar a atenção do leitor. Veja dicas para fazer uma Introdução de uma redação nota 1000!
  • Desenvolvimento: são os parágrafos seguintes, onde você deve expor e defender os seus argumentos, usando dados, fatos, exemplos e outras informações que comprovem a sua tese. Você deve usar conectivos para garantir a coesão e a coerência do texto, e evitar repetições, contradições e generalizações. O ideal é que você tenha dois ou três parágrafos de desenvolvimento, cada um com uma ideia principal.
  • Conclusão: é o último parágrafo do texto, onde você deve retomar a sua tese, sintetizar os seus argumentos e apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado. A proposta de intervenção deve ser detalhada, viável, respeitosa aos direitos humanos e relacionada ao tema. Você deve indicar quem são os agentes responsáveis pela intervenção, qual é a ação a ser realizada, como e onde ela deve ser feita, e qual é o objetivo ou o benefício esperado.

Essa é a estrutura básica da redação do Enem, que deve ser escrita em forma de texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, seguindo a norma culta da língua portuguesa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *