O que é e como funciona o SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é gerenciado pelo Ministério da Educação(MEC) e utiliza as notas do Enem para classificação dos candidatos para ingresso nas universidade públicas. Dessa forma, os candidatos não precisam fazer o vestibular tradicional.
O requisito básico para se inscrever no Sisu é ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior e não ter zerado a redação. Quem fez o Enem como treineiro também não pode concorrer.
GABARITO ENEM 2023
Clique e se cadastre para receber o Gabarito do Enem 2023
Como funciona o Sisu?
1. Acesso e Inscrição Online
Para realizar sua inscrição no Sisu, basta acessar a plataforma digital do governo federal. Se ainda não tiver uma conta no portal gov.br. Após seu cadastro, use suas credenciais de login para acessar o sistema.
2. Cronograma Importante
Anote em sua agenda: as inscrições para o Sisu são realizadas após a divulgação do resultado do Enem, por meio do site oficial do MEC.
3. Processo de Inscrição Passo a Passo
- Ao fazer o login, o sistema puxa suas notas do Enem automaticamente.
- Você pode escolher até duas opções de cursos disponíveis.
- As opções podem ser alteradas durante todo o período de inscrição.
- A última opção registrada será considerada a válida.
4. E se Não Conseguir uma Vaga de Imediato?
Não se preocupe! Você ainda tem a chance de entrar na lista de espera. Lembre-se de expressar seu interesse dentro do prazo estabelecido.
5. Mais Detalhes sobre o Sisu
- Existem vagas distribuídas em mais de 100 instituições, com 63 universidades federais em destaque.
- Há uma variedade de mais de 6.000 cursos de graduação disponíveis.
- A distribuição de vagas segue a Lei de Cotas e outras políticas afirmativas. Dependendo da instituição, o sistema pode recalcular sua nota para se adequar às políticas específicas.
6. Entenda a nota de corte
Conforme as regras da seleção:
– A nota de corte do SiSU é a média do último colocado dentro do número de vagas de cada curso/modalidade.
– Ela serve de parâmetro para que os candidatos tenham noção de quanto é preciso para ingressar na graduação pretendida.
– Ela é composta pela média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, levando em consideração os pesos (importância) que cada área do conhecimento tem para a graduação escolhida. Por isso, ela é variável e o cálculo é realizado pelo próprio sistema da seleção.
– Por ser uma relação definida pela quantidade de vagas e número de candidatos que se inscrevem para elas, a nota de corte costuma subir até o fim do período das inscrições do SiSU.
– O candidato que estiver dentro do ponto de corte durante o período de inscrições do SiSU não tem garantia de vaga.
– A aprovação será confirmada após o encerramento do prazo para inscrição no sistema.
Prepare-se para essa oportunidade e garanta seu lugar em uma das principais instituições do país! Continue acompanhando nosso conteúdo para mais informações sobre o Sisu.