NoticiasSisu

Resultado do SISU 2024 sai nesta quarta (31)

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quarta-feira, 31 de janeiro, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024.

A previsão é de que o resultado fosse publicado nesta terça-feira, 30 de janeiro, mas devido a problemas técnicos a divulgação foi adiada.

De acordo com nota divulgada pelo MEC, o atraso decorre de problemas técnicos identificados pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, responsável pela operacionalização do SISU. A equipe do MEC já está trabalhando na resolução desses problemas e na readequação dos protocolos de homologação.

Publicidade

Apesar dos resultados terem sido brevemente disponibilizados na tarde de terça-feira, 30 de janeiro, eles foram rapidamente retirados do ar. O MEC havia prometido a publicação dos resultados até o final do mesmo dia, promessa que não foi cumprida. Agora, a expectativa é que os resultados sejam publicados no dia 31 de janeiro.

As consultas aos resultados do SISU 2024 podem ser realizadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Publicidade

Para o ano de 2024, foram ofertadas 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, abrangendo 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Os selecionados deverão realizar suas matrículas entre os dias 1º e 7 de fevereiro de 2024. Até o momento, não há informações sobre possíveis mudanças no cronograma devido ao adiamento.

Para os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada, haverá a opção de manifestar interesse pela lista de espera. O período para essa manifestação é de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O SISU 2024 trouxe duas importantes mudanças. Primeiramente, haverá apenas uma edição do SISU neste ano, não ocorrendo a tradicional edição do meio do ano.

Além disso, houve uma alteração no sistema de cotas. Todos os candidatos concorrem inicialmente às vagas de ampla concorrência, e aqueles que fazem parte de grupos de cotas (com base em critérios raciais ou de renda) e não conseguirem alcançar as notas necessárias, terão então a chance de disputar as vagas reservadas.

Veja a nota oficial divulgada pelo Ministério da Educação:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Nota oficial do Ministério da Educação sobre a divulgação do resultado do SISU 2024 (Imagem: MEC/Instagram)

Cronograma Sisu 2024

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024.
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Edital SISU 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *