NoticiasSisu

UFMA terá 5.884 vagas para o Sisu 2024

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) adotou o Ingresso Único pelo Sisu a partir de 2024, seguindo a recomendação do Ministério da Educação (MEC).

Isso significa que todas as vagas do ano serão ofertadas no início do ano, em uma única edição do Sisu. Portanto, para ingressar no 1° ou 2º semestre, o candidato deverá realizar apenas uma única inscrição no Sisu.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Vagas e campi da UFMA

Em 2024, a UFMA ofertará 5.884 vagas, distribuídas em 92 cursos de graduação presencial, nos campi de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís, com entradas no primeiro ou segundo semestre letivo de 2024, sendo 3.089 vagas reservadas para as categorias da Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 14.723/2023); e 2.795 vagas na modalidade ampla concorrência.

Os candidatos às vagas ofertadas pela UFMA, do primeiro ou do segundo semestre, deverão consultar as informações do Termo de Adesão ao Sisu 2024. Confira o Termo de adesão da UFMA ao Sisu 2024.

Publicidade

É importante ressaltar que, com a implementação do Ingresso Único no Sisu, os candidatos deverão ficar atentos aos prazos e às orientações divulgados pela UFMA e pelo MEC para participação no processo seletivo.

Como participar do Sisu?

Para participar do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

Publicidade

Inscrição

As inscrições para o Sisu 2024 serão gratuitas e poderão ser feitas no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever, o candidato deverá entrar na plataforma com os dados de acesso da conta gov.br, o login único para acesso aos serviços digitais do governo federal. Durante o prazo de inscrição do Sisu, é possível escolher até duas opções de curso.

O resultado do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro de 2024. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula na universidade no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. Os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

O Sisu 2024 também seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *