NoticiasSisu

UFMG: confira a nota de corte do Sisu 2021

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos programas mais populares de acesso ao ensino superior no Brasil. Esse é um programa em que as vagas ofertadas são de universidades públicas, onde não há a cobrança de mensalidade para os estudantes, a partir das notas obtidas pelos candidatos no Enem.

As inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro de 2022, e podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, dia 18 de fevereiro de 2022. Para participar você precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021, e obtido nota maior que zero na redação.

Durante o período em que as inscrições encontra-se abertas, o sistema libera a nota de corte, em balanços parciais uma vez por dia, que é a nota do último candidato que está sendo aprovado naquele curso/modalidade. Sendo assim, é importante que o candidato tenha uma referência das chamadas nos anteriores, de forma a avaliar se possui real chances de ser aprovado.

Publicidade

Desta forma, os interessados em ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) seguem na maratona em busca das notas obtidas pelos classificados nos anos anteriores utilizando a nota do Enem.

A UFMG divulgou as notas de corte que os matriculados tiveram para garantir uma vaga pelo SISU 2021/1.

Publicidade

A UFMG está com 6.309 vagas disponibilizadas em 90 cursos de graduação pelo SISU 2022. São 3.152 vagas ofertadas na modalidade de ampla concorrência e 3.157 vagas ofertadas no Sisu – Lei nº 12.711/2012. A seleção será efetuada com base nos resultados obtidos no Enem de 2021.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Nota de Corte do Sisu 2022

A nota de corte nada mais é do que a nota mínima que é exigida para o ingresso em determinado curso superior.

A nota de corte dos cursos do Sisu é definida de acordo com o número de vagas que estão sendo disponibilizadas e, principalmente, a partir das notas dos estudantes que já fizeram a inscrição para o mesmo curso para o qual o candidato demonstrou o seu interesse.

Outra dica importante é saber que, durante os 4 (quatro) dias de inscrição do Sisu, o estudante pode mudar de opção de curso quantas vezes quiser.

Essa mudança na escolha do curso geralmente acontece quando a nota que o estudante tirou no Enem está abaixo da nota de corte do curso de interesse. E isso faz com que o candidato, percebendo que não vai ser classificado para o curso desejado, mude de curso ou opte pelo mesmo curso, mas em uma outra universidade.

Porém, é importante esclarecer que o Sisu somente vai considerar a última inscrição concluída. Ou seja, o último curso pelo qual o estudante selecionou no sistema.

Como calcular notas do Enem

Para que o candidato consiga ingressar em uma universidade por meio do Sisu ou Prouni, as médias das provas é que são consideradas e não cada nota individualmente. Vai depender do curso que o candidato escolher e da instituição que deseja ingressar, cada área do conhecimento possui um peso, ou seja, umas podem ter pesos mais que as outras.

A nota que o candidato tirou em matemática, neste caso, pode ter peso 2 ou 3 em uma categoria de curso e ter peso menor, por exemplo, 1, para outra graduação.

Portanto, para calcular a nota do Enem, você deve somar a nota das cinco áreas do conhecimento e dividi-las por cinco, caso os pesos das áreas sejam iguais. Caso a universidade selecionada siga o sistema de peso, é necessário somar o valor das cinco notas multiplicando-as por cada peso equivalente, obtendo a média final do Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *