NoticiasVestibular

Comvest registra 13 mil inscritos na modalidade de ingresso Enem-Unicamp 2022

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o balanço das inscrições no processo seletivo Enem-Unicamp 2022. A modalidade utiliza apenas as notas obtidas pelos candidatos no Enem para ingresso nos cursos de graduação da Unicamp, e tem a maior parte das vagas direcionada a estudantes de escolas públicas. No total, 13.421 estudantes se inscreveram este ano na modalidade, distribuídos nos três segmentos de inscrição: estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública (9.252 inscritos); estudantes autodeclarados pretos e pardos (1.639 inscritos); e estudantes de escolas públicas que também se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas (2.530 inscritos). O número é cerca de 23% menor do que aqueles registrados nas duas edições anteriores, para ingresso em 2020 e 2019, quando, respectivamente, 17.367 e 17.977 candidatos se inscreveram. A modalidade não foi oferecida para ingresso em 2021. A tabela com o total de inscritos por curso e a relação candidato-vaga está disponível na página eletrônica.

Entre os cursos mais procurados estão: Medicina (Integral), Arquitetura e Urbanismo (Noturno), Ciência da Computação (Noturno), Comunicação Social-Midialogia (Integral), Enfermagem (Integral), Ciências Biológicas (Integral), Ciências Econômicas (Noturno), Farmácia (Integral), Odontologia (Integral) e História (Integral).

Foram oferecidas 639 vagas pela modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos puderam fazer até duas opções de curso. Os estudantes concorrem com as notas do Enem 2021 e/ou 2020. As inscrições foram realizadas em novembro. O Edital com as regras do processo está disponível na página da Comvest.

Publicidade

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão assinar e inserir no sistema, no ato da matrículauma declaração especificada no Edital. Os candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais serão submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração e poderão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação. Os modelos das declarações estão no Edital e na página da Comvest.

As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Publicidade

Convocação

Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas do Vestibular Unicamp 2022, a partir da segunda chamada do Vestibular. O calendário de matrícula do Enem-Unicamp 2022 está disponível na página da modalidade Enem-Unicamp.

Com informações da assessoria de imprensa da Convest.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *