NoticiasVestibular

Confira os filmes que serão cobrados no Vestibular da UESB 2024

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) divulgou uma informação importante para o Vestibular 2024, que contará com uma lista de filmes brasileiros ao conteúdo avaliativo.

Esta ação, uma fusão de cinema e educação, visa não apenas avaliar a capacidade dos candidatos, mas também proporcionar uma jornada de descoberta através das narrativas intrigantes que refletem a rica história e cultura do Brasil.

No coração desta novidade, está o projeto denominado “Cinema: Eis a Questão”, conduzido pelo Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual da UESB.

Publicidade

Este programa busca não somente tornar o processo avaliativo mais envolvente, mas também instigar discussões enriquecedoras sobre as obras cinematográficas selecionadas.

Após a divulgação das obras literárias que serão avaliadas, foi a vez de descortinar a lista de filmes: “Filho de Boi” (2019) de Haroldo Borges, “Cabra Marcado Para Morrer” (1984) de Eduardo Coutinho, e “Os Porcos e a Reza” (2020), uma criação conjunta de Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama.

Publicidade

“Filho de Boi” transporta o espectador para o sertão baiano, narrando a saga de João, um adolescente que, incentivado por um amigo palhaço, desafia seus medos e a relação conturbada com seu pai.

Este filme estará disponível gratuitamente no canal oficial da distribuidora Olhar Filmes, entre 31 de outubro e 30 de novembro de 2023.

Em contrapartida, “Cabra Marcado Para Morrer” revisita o trágico destino de João Pedro Teixeira, um ativista rural cuja existência é abruptamente terminada por proprietários de terras em 1962.

A produção, interrompida pelo Golpe Militar, é retomada vinte anos depois, reacendendo a memória de Teixeira através de seu legado e amor, Elizabeth, disponível no Itaú Cultural Play.

“Os Porcos e a Reza” oferece uma incursão numa comunidade em Jequié, Bahia, desvendando a harmonia entre a criação de porcos e práticas religiosas locais, disponível gratuitamente no YouTube.

Um livreto com análises críticas e encontros virtuais promovidos por professores convidados compõem a estratégia da UESB para fomentar um diálogo profundo sobre as tramas e personagens destas produções.

Obras Literárias

  • “A Legião Estrangeira” reúne 13 contos que abordam o dia a dia familiar, a solidão, a crueldade infantil, a relação entre o homem e os animais e outras temáticas que levam o leitor a enxergar a intimidade das personagens, seus pensamentos e sentimentos.
  • “Torto Arado”, livro do baiano Itamar Vieira Junior, já foi cobrado na edição anterior do processo seletivo, e conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.

Provas Vestibular UESB 2024

As provas estão agendadas para 3 e 4 de dezembro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, com mais informações a serem disponibilizadas em breve no portal oficial do Vestibular e nos canais de comunicação da UESB.

Para esclarecimentos adicionais, os candidatos podem entrar em contato com a COPEVE. A incorporação do cinema no processo seletivo oferece uma oportunidade única de reflexão sobre a complexidade da sociedade brasileira, promovendo uma preparação enriquecida aos futuros universitários.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *