NoticiasVestibular

IFPE abre inscrições para Cursos Técnicos e Superiores em 2024

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu inscrição do Processo de Ingresso 2024.1, que disponibilizará um total de 5.414 vagas para novos estudantes.

Essas oportunidades incluem 1.435 vagas para cursos de graduação, 1.885 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 2.059 para cursos técnicos subsequentes e 35 para Qualificação Profissional Proeja.

Os cursos estão distribuídos em 132 opções, abrangendo 16 campi e 9 polos de Educação a Distância (EaD). Destacando-se, são oferecidas 5.024 vagas para cursos presenciais e 390 vagas para cursos EaD.

Publicidade

Inscrição Processo de Ingresso IFPE 2024

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 23 de novembro, por meio do site upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1.

Os candidatos devem estar cientes das taxas de inscrição, que são de R$ 50 para cursos técnicos e R$ 65 para cursos de graduação.

Publicidade

Os candidatos também têm a oportunidade de solicitar isenção da taxa no período de 02 a 09 de novembro. Para obter a isenção, é necessário preencher o formulário correspondente e enviar os documentos comprobatórios, todos disponíveis no mesmo site de inscrição.

-Para os cursos técnicos dos campi de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão, as inscrições são gratuitas, e o processo de seleção continuará sendo baseado na análise do histórico escolar.

-Para os cursos técnicos Integrados e de Qualificação Profissional Proeja, a análise do histórico escolar considerará o desempenho em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino fundamental ou equivalente.

-Para cursos técnicos Subsequentes, a análise do histórico escolar levará em conta Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino médio ou equivalente, ou ainda a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias em uma das cinco últimas edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A lista completa de documentos necessários e as orientações para envio das informações podem ser encontradas no edital disponibilizado no site ingresso.ifpe.edu.br.

Reserva de vagas

O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes da rede pública de ensino, através do sistema de cotas. Para ser elegível às cotas, os candidatos devem ter cursado toda a educação básica em escola pública, seja no ensino fundamental, para os interessados nos cursos técnicos Integrados ou Proeja, ou no ensino médio, para os interessados nos cursos técnicos Subsequentes ou cursos superiores.

Adicionalmente, o IFPE reserva 25% das vagas de ampla concorrência para estudantes da rede pública oriundos do campo que optarem por cursos de vocação agrícola.

Os candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros) serão submetidos a uma etapa adicional de avaliação da performance instrumental/vocal, realizada de forma presencial nos respectivos campi.

Detalhes sobre as peças para Performance Instrumental e os cronogramas das avaliações podem ser encontrados nos respectivos editais.

Resultado

A lista preliminar das inscrições homologadas para os cursos técnicos e superiores será publicada em 28 de novembro, com a possibilidade de recursos até o dia 29/11, através do site upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1. A lista final será divulgada em 01/12.

Já a lista preliminar de inscrições para os cursos técnicos nos campi agrícolas será publicada em 24 de novembro, com a oportunidade de correções em inscrições não confirmadas entre 25 e 27 do mesmo mês, no site ingresso.ifpe.edu.br. A lista final será disponibilizada em 29 de novembro.

Para os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e tiverem a inscrição confirmada, será necessário passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada.

Este procedimento ocorrerá de forma não presencial, de 30 de novembro a 07 de dezembro de 2022, para todos os candidatos.

O Resultado Final será divulgado em 18 de janeiro de 2024, e as aulas terão início em fevereiro de 2024.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *