NoticiasVestibular

Unicamp aplica provas da segunda fase do Vestibular 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do Brasil, realiza a partir deste domingo (10) a segunda fase do seu vestibular 2024. As provas serão aplicadas no domingo (10) e segunda-feira (11).

Com 2.537 vagas disponíveis em 69 cursos de graduação, a Unicamp atraiu um grande número de candidatos de diversas regiões do país. As provas serão aplicadas em 16 cidades, incluindo capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador, refletindo a abrangência e a importância nacional da universidade.

A segunda fase do vestibular da Unicamp é conhecida por sua rigorosa avaliação, que inclui questões desafiadoras e uma redação. Este ano, os temas abordados nas provas da primeira fase variaram desde questões ambientais, como o garimpo ilegal, até tópicos de ciência e tecnologia, como códigos genéticos e cálculos de volumes. Além disso, questões sociais, como o machismo, também foram incluídas, demonstrando o compromisso da Unicamp com uma educação que transcende o conhecimento técnico e aborda questões relevantes da sociedade contemporânea.

Publicidade

A abstenção de 8,7% nesta fase do vestibular foi ligeiramente superior à do ano anterior, mas ainda assim representa um número significativo de estudantes que persistiram apesar dos desafios impostos pela pandemia e outras dificuldades. Este dado reflete a determinação e o compromisso dos candidatos em prosseguir com seus objetivos educacionais.

Além da cobertura das provas, histórias inspiradoras emergiram, como a de um jovem autista de 15 anos, participante do programa ‘Pequenos Gênios’, que tentou uma vaga em engenharia. Esses relatos humanizam o processo seletivo e destacam a diversidade e a inclusão presentes na Unicamp.

Publicidade

Resultado

A primeira chamada de aprovados está prevista para ser divulgada em 29 de janeiro de 2024, com matrículas online programadas para os dias 30 e 31 de janeiro. Este momento será de grande expectativa para os candidatos e suas famílias, marcando o início de uma nova jornada acadêmica para muitos.

A Unicamp continua a ser um farol de excelência educacional no Brasil, atraindo estudantes de todo o país com sua reputação de rigor acadêmico e pesquisa de ponta. O vestibular da Unicamp não é apenas um processo seletivo, mas um reflexo do compromisso da universidade com a formação de profissionais qualificados e cidadãos conscientes.

Para futuros candidatos e interessados em educação superior, a Unicamp representa uma oportunidade de crescimento, aprendizado e contribuição para o desenvolvimento da sociedade. Acompanhar o processo do vestibular e suas nuances é essencial para entender as tendências e os desafios do ensino superior no Brasil.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *