UFRGS aprova mudanças no Vestibular 2021
Na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) foram aprovadas alterações na Resolução 46/2009, que trata da aplicação do Concurso Vestibular UFRGS 2021. As principais mudanças dizem respeito ao número de dias de provas, que será reduzido de ‘no mínimo’ quatro para ‘no mínimo’ dois dias, e ao número de questões das provas objetivas, que será diminuído de 25 para 15 em cada prova, garantindo as condições sanitárias na realização do concurso.
- Enem 2020: documentos válidos para identificação
- Inscrições do Sisu 2021/1 serão realizadas em abril
Tais alterações, propostas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e analisadas pelos conselheiros, serão válidas apenas para a edição 2021 do Vestibular e ocorrem por causa das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Continua sendo garantido o atendimento especial por motivos de liberdade de consciência e de crença, bem como a possibilidade de solicitação de uma hora adicional para casos específicos. Na aplicação das provas, serão seguidos as normas e os protocolos estabelecidos pelo Comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento frente ao risco de disseminação do novo coronavírus e pelas autoridades sanitárias dos municípios de aplicação.
Propostas do CEPE
Além das alterações na Resolução, o relatório sobre o Vestibular no Cepe indica a proposta de duração de prova, em cada dia, de cinco horas e meia e prevê, nos locais de prova, a ocupação máxima de 50% da capacidade original das salas.
Além disso, há o indicativo da ordem de aplicação das provas do Concurso Vestibular 2021:
- Primeiro dia: Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, História e Matemática;
- Segundo dia: Redação, Física, Biologia, Química e Geografia.
As definições dessas indicações, bem como as datas e o edital do Concurso Vestibular 2021, serão apresentadas posteriormente pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse). A data de aplicação das provas, que faz parte do calendário escolar, deverá ser, igualmente, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Leitura Obrigatória
1 – ISABELA FIGUEIREDO
Caderno de memórias coloniais
2 – CHICO BUARQUE
Construção (álbum)
3 – CONCEIÇÃO EVARISTO
Ponciá Vicêncio
4 – AMÍLCAR BETTEGA
Deixa o quarto como está
5 – ADÉLIA PRADO
Bagagem
6 – GRACILIANO RAMOS
São Bernardo
7 – LYGIA FAGUNDES TELLES
As Meninas
8 – MARCELO RUBENS PAIVA
Feliz Ano Velho
9 – FLORBELA ESPANCA
Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!…; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.
Atenção: O item 13 (Soneto Súplica) está disponível neste link.
10 – MACHADO DE ASSIS
Papeis avulsos
11 – MARIA FIRMINA DOS REIS
Úrsula
12 – WILLIAM SHAKESPEARE
Hamlet
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.