NoticiasVestibular

Vestibular UFGD 2024: metade das vagas serão para estudantes de escola pública

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) reforça seu compromisso com a inclusão social em seu processo seletivo para 2024, reservando 50% de suas vagas para estudantes oriundos do Ensino Médio público.

Esta medida vem em conformidade com a Lei nº 12.711/2012, que promove o acesso igualitário à educação superior. As inscrições para o Vestibular 2024 já estão abertas e contemplam todos os cursos de graduação disponíveis na instituição.

Na aplicação desta cota, os candidatos são solicitados a especificar a sua faixa de renda per capita, seguida pela declaração de cor/raça e, se aplicável, a condição de deficiência.

Publicidade

Deste modo, a UFGD busca assegurar o acesso aos estudantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio por membro familiar. Além disso, a distribuição de vagas respeita a composição racial do estado de Mato Grosso do Sul, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 51,95% de negros e indígenas e 21,48% de pessoas com deficiência.

Além das vagas designadas pela Lei nº 12.711/2012, a UFGD estabeleceu uma vaga adicional em cada curso para candidatos indígenas, por meio da Resolução do Conselho Universitário nº. 171, de 03 de setembro de 2018, independentemente se oriundos de escola pública ou privada.

Publicidade

Os candidatos beneficiados pelas cotas deverão comprovar sua elegibilidade por meio de documentos e seguir os procedimentos especificados no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32 durante a matrícula.

Para auxiliar candidatos oriundos de escolas públicas, a UFGD também oferece isenção da taxa de inscrição de R$ 120 até 6 de agosto, para aqueles que atendam aos critérios estabelecidos, incluindo estar cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública em 2023, ser de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou ser indígena, quilombola, pessoa com deficiência, transexual, transgênero, travesti, não binário ou bolsista integral de escola privada, que tenha concluído o ensino médio em escola pública.

A UFGD anunciou a abertura das inscrições para o Vestibular 2024 (PSV 2024 – Geral) e o Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais), oferecendo no total 816 vagas em 33 cursos. As provas acontecerão em várias cidades do estado, no dia 22 de outubro, das 13h às 18h30.

Comissão Geral de Heteroidentificação

Na etapa da matrícula, medidas foram tomadas para prevenir fraudes nas cotas. Os candidatos autodeclarados negros serão validados pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD.

Esta verificação levará em consideração as características fenotípicas do candidato, incluindo pele, cabelo, traços faciais e outros aspectos comumente associados a pessoas negras, sem considerar características genéticas ou informações de documentos oficiais.

Os candidatos indígenas aprovados deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou uma declaração de liderança indígena atestando a sua afiliação a um grupo ou comunidade indígena, conforme descrito no anexo 10 do Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.

Quanto às vagas reservadas para pessoas com deficiência, os candidatos selecionados deverão enviar documentos comprobatórios, como laudos médicos, seguindo as instruções do mesmo edital.

Os candidatos que se inscreverem como membros de famílias com renda per capita inferior a um salário mínimo e meio deverão apresentar documentos que confirmem sua situação econômica. Aqueles que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem apresentar o comprovante de inscrição e a folha resumo.

A Secretaria Acadêmica da UFGD alerta os candidatos a não deixarem para o último momento a obtenção desses documentos, sob risco de não conseguir cumprir as exigências dentro do prazo de matrícula. Todos os detalhes sobre as informações que devem constar nesses comprovantes e o prazo de validade estão disponíveis no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.

Os candidatos não registrados no CadÚnico precisarão fornecer outros documentos e declarações, igualmente especificados no edital.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *