Concurso

Enem dos Concursos: Prouni e Fies isentam valor da taxa, veja como solicitar

O Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se destacam não apenas por sua contribuição na formação de estudantes, mas também por oferecerem vantagens significativas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Isenção da Taxa de Inscrição CPNU – Enem dos Concursos

Uma das novidades que está chamando a atenção é a isenção da taxa de inscrição do CPNU para bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni, bem como para aqueles que cursam ou cursaram faculdades financiadas pelo Fies.

Essa iniciativa visa tornar o acesso a concursos públicos mais acessível e incentivar a participação de estudantes que buscam oportunidades no serviço público.

Publicidade

Como solicitar isenção de taxa?

O processo de solicitação da isenção e comprovação dos requisitos necessários ocorrerá entre os dias 19 e 26 de janeiro, exclusivamente por meio da página oficial do Concurso Público Nacional Unificado.

É fundamental que os candidatos estejam atentos aos prazos e critérios estabelecidos nos oito editais dos concursos disponíveis, além de providenciar a documentação necessária dentro do período especificado.

Publicidade

É importante ressaltar que a isenção da taxa de inscrição é respaldada pela Lei n. 13.656/2018 e abrange também beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e doadores de medula óssea.

Essa medida visa democratizar o acesso a concursos públicos para cargos efetivos nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

CPNU: O “Enem dos Concursos”

O Concurso Público Nacional Unificado, popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”, foi idealizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP).

O que o torna singular é a aplicação simultânea das provas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, proporcionando uma avaliação padronizada e justa para os candidatos em todo o país.

Para aqueles que optarem por não solicitar a isenção, as inscrições estarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, com uma taxa de R$ 60 para o nível médio e R$ 90 para o nível superior. A participação no CPNU pode ser o primeiro passo para uma carreira no serviço público, e o governo está comprometido em tornar esse processo o mais acessível possível.

Resultado e Inscrições

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção da taxa do CPNU será divulgado no dia 29 de janeiro. Os candidatos poderão consultar essa informação online, na seção de Solicitações/Recursos da Área do Candidato, disponível na página oficial do CPNU.

Aqueles que tiverem seus pedidos indeferidos terão a oportunidade de contestar a decisão até o dia 30 de janeiro, utilizando o mesmo campo de Solicitações/Recursos. Após essa data, não serão aceitos novos recursos, portanto, é importante que os candidatos estejam atentos aos prazos.

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado devem ser feitas pela plataforma Gov.br, onde os candidatos fornecerão seus dados pessoais. Todas as contas (ouro, prata ou bronze) serão aceitas no processo.

Após a conclusão do requerimento de inscrição, os candidatos deverão gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), que poderá ser paga em agências bancárias, casas lotéricas e nos Correios até a data de vencimento.

O pagamento por meio de PIX, utilizando o QR Code, também é uma opção conveniente. É crucial lembrar que o não pagamento até a data de vencimento resultará no cancelamento da inscrição.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *