EnemNoticias

Dicas para dominar as competências da Redação do Enem 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou a Cartilha da Redação do Enem 2023. O documento visa elucidar detalhes do processo de avaliação da redação.

A cartilha destaca ainda exemplos de textos que obtiveram a cobiçada pontuação máxima no exame do ano anterior.

Competências da Redação no Enem

De acordo com a Cartilha de Redação do Enem, as competências avaliadas na prova de redação são estruturadas da seguinte maneira:

Publicidade

1. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

  • Esta competência avalia se o candidato domina a norma padrão da língua escrita. Isso inclui aspectos gramaticais, ortográficos e de pontuação.

2. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Publicidade
  • Aqui, o candidato deve mostrar que entendeu a proposta apresentada e conseguir relacioná-la com seu repertório sociocultural, trazendo argumentos pertinentes e relevantes ao tema.

3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Esta competência avalia a capacidade do candidato de construir argumentos lógicos, selecionar informações relevantes e organizar o texto de maneira clara e eficiente.

4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Nesta competência, o examinador observará o uso de elementos coesivos (conjunções, pronomes, advérbios, etc.), a estruturação das frases e a organização dos parágrafos de forma a garantir a progressão textual e a clareza do argumento.

5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

  • Por fim, além de apresentar e argumentar sobre o problema, o candidato deve propor uma solução que respeite os direitos humanos. Esta proposta deve ser viável, detalhada e diretamente relacionada ao tema e aos argumentos apresentados no texto.

Correção da Redação

É importante lembrar que a redação do Enem é avaliada por dois corretores, e cada um atribui uma nota de 0 a 200 para cada uma das cinco competências, totalizando uma nota máxima de 1000 pontos.

Caso haja uma discrepância muito grande entre as notas dos dois corretores, a redação é avaliada por um terceiro corretor.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) envolve milhares de jovens, que estão em busca de ingresso nas universidades públicas, por meio do Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada.

As notas do Exame são usadas para ingresso em Instituições particulares por meio das bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *