Dicas para dominar as competências da Redação do Enem 2023
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou a Cartilha da Redação do Enem 2023. O documento visa elucidar detalhes do processo de avaliação da redação.
A cartilha destaca ainda exemplos de textos que obtiveram a cobiçada pontuação máxima no exame do ano anterior.
Competências da Redação no Enem
De acordo com a Cartilha de Redação do Enem, as competências avaliadas na prova de redação são estruturadas da seguinte maneira:
1. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
- Esta competência avalia se o candidato domina a norma padrão da língua escrita. Isso inclui aspectos gramaticais, ortográficos e de pontuação.
2. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Aqui, o candidato deve mostrar que entendeu a proposta apresentada e conseguir relacioná-la com seu repertório sociocultural, trazendo argumentos pertinentes e relevantes ao tema.
3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Esta competência avalia a capacidade do candidato de construir argumentos lógicos, selecionar informações relevantes e organizar o texto de maneira clara e eficiente.
4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Nesta competência, o examinador observará o uso de elementos coesivos (conjunções, pronomes, advérbios, etc.), a estruturação das frases e a organização dos parágrafos de forma a garantir a progressão textual e a clareza do argumento.
5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
- Por fim, além de apresentar e argumentar sobre o problema, o candidato deve propor uma solução que respeite os direitos humanos. Esta proposta deve ser viável, detalhada e diretamente relacionada ao tema e aos argumentos apresentados no texto.
Correção da Redação
É importante lembrar que a redação do Enem é avaliada por dois corretores, e cada um atribui uma nota de 0 a 200 para cada uma das cinco competências, totalizando uma nota máxima de 1000 pontos.
Caso haja uma discrepância muito grande entre as notas dos dois corretores, a redação é avaliada por um terceiro corretor.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) envolve milhares de jovens, que estão em busca de ingresso nas universidades públicas, por meio do Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada.
As notas do Exame são usadas para ingresso em Instituições particulares por meio das bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia também:
- Dicas para não tirar nota zero na Redação do Enem 2023
- 8 filmes para usar na Redação do Enem e Vestibulares
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.