EnemNoticias

Enem 2023: inicia hoje a reaplicação de provas

As provas de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, juntamente com a edição para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), estão programadas para ocorrer hoje (12) e amanhã (13). Este evento marca um momento crucial para muitos estudantes que enfrentaram desafios inesperados durante a aplicação regular.

Os exames serão realizados no período vespertino, seguindo o mesmo formato da versão regular. Os candidatos devem estar atentos aos horários: os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com as provas iniciando às 13h30. O primeiro dia de exame se estende até as 19h, enquanto o segundo dia encerra às 18h30.

A oportunidade de reaplicação é oferecida sob condições específicas, incluindo doenças infectocontagiosas e problemas logísticos, como desastres naturais ou distâncias significativas entre os locais de prova e as residências dos candidatos.

As provas do Enem PPL 2023 ocorrerão em unidades prisionais e socioeducativas, mantendo o mesmo padrão da versão regular. Os participantes enfrentarão 180 questões objetivas abrangendo Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e uma redação.

Publicidade

Os critérios para solicitar a reaplicação do Enem 2023 incluíram doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, varíola dos macacos, entre outras, além de problemas logísticos significativos.

A aplicação regular do Enem 2023 ocorreu nos dias 5 e 12 de dezembro, com temas relevantes e desafiadores na redação, refletindo questões sociais importantes. A abstenção variou entre 28,1% e 31,9% nos dois dias de prova.

Publicidade

Impacto e Alcance do Enem 2023

O Enem 2023 foi realizado em 1.750 municípios, com mais de 132 mil salas de aplicação. A logística envolveu mais de 10 mil coordenadores e resultou na eliminação de 4.293 candidatos por diversos motivos. Além disso, 905 candidatos foram afetados por problemas logísticos.

Este exame é um marco na educação brasileira, impactando milhões de estudantes e definindo o futuro acadêmico e profissional de muitos. A reaplicação oferece uma segunda chance para aqueles que enfrentaram adversidades, garantindo a equidade e a justiça no processo educacional.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Para mais informações sobre o Enem e atualizações contínuas, os candidatos e interessados podem acompanhar os canais oficiais e se manterem informados sobre todos os aspectos deste exame crucial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *