NoticiasRedação

Cederj divulga tema da Redação do Vestibular 2022.2

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) divulgou, nesta segunda-feira, o tema da redação do Vestibular 2022.2. Foram divulgados, também, os gabaritos e as justificativas das respostas de seu Vestibular 2022/2.

As provas do Vestibular Cederj 2022.2 foram aplicadas neste domingo, 12 de junho. Os candidatos responderam a 45 questões de múltipla escolha e elaboraram uma redação a partir do tema “Qual é o lugar das pessoas negras na sociedade brasileira?”. Confira abaixo os textos motivadores.

Texto 1

Publicidade

Uma das maiores autoras da atualidade, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, tocou em temas essenciais para a realidade do Brasil e do mundo em sua entrevista no programa Roda Vida, da TV Cultura. “Sei que no Brasil tem muitos negros e eu queria vê-los. Como negra, sempre que eu vou a um país que eu sei que tem população negra, eu fico interessada. Eu gosto de ver ‘minha gente’ que se parece comigo. Eu estive no Brasil para um festival de literatura, mas não pude deixar de notar que não havia muitos negros brasileiros. Eles simplesmente não estavam presentes. […]”, afirmou Chimamanda, em questão especialmente representativa para um país cuja maioria da população é negra.

Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2021/06/chimamanda-adichie-expoe-cinismo-do-brasil-sobre-racismo-naoparecem-reconhecer-que-e-um-problema/. Acesso em: 03 maio 2022. Adaptado.

Publicidade

Texto 2

Se você pesquisar “cabelo bonito” nos sites de buscas, é provável que encontre imagens de pessoas brancas de cabelos lisos. Em contrapartida, se pesquisar “cabelo feio”, encontrará pessoas negras com cabelos crespos. Essa dinâmica se deve ao que pesquisadores chamam de racismo algorítmico. Tarcízio Silva tem como principal campo de estudo a relação entre tecnologia e sociedade, a partir de uma perspectiva antirracista e afrocentrada. Segundo o estudioso, plataformas de mídias sociais e tecnologia de inteligência artificial podem reforçar a violência em detrimento de grupos não brancos.

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2022/03/26/%E2%80%98As-big-techs-devem-responder-peloracismo-algor%C3%ADtmico%E2%80%99. Acesso em: 03 maio 2022. Adaptado.

Texto 3

Disponível em: https://bookdown.org/cienciadedadosnaep/protagonismo_racial/. Acesso em: 03 maio 2022.

Historicamente, as pessoas negras sofrem com discriminação e injustiça social. Atualmente, esse tema tem sido bastante debatido, possibilitando maior visibilidade para os problemas que enfrentam. No Brasil, mesmo que haja muita discussão e que o racismo seja considerado crime, diariamente são noticiados casos variados de preconceito, injustiça e violência contra essa parcela da população. Razões sociais, econômicas e ideológicas encontram-se no cerne da questão.

A partir da leitura dos textos motivadores, elabore um texto de opinião para desenvolver o seguinte tema:

QUAL É O LUGAR DAS PESSOAS NEGRAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA?

Para defender seu ponto de vista, use argumentos consistes e bem encadeados. O texto deverá ser produzido na modalidade culta da língua portuguesa, ter de 20 a 25 linhas e estar legível.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *