Sem categoria

Veja quando sai o resultado do Sisu 2024

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, abriu suas portas em 2024 para milhares de estudantes brasileiros que almejavam ingressar em instituições de ensino superior públicas e renomadas, tudo isso sem a preocupação com mensalidades.

O programa, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção, tornando-o uma das principais formas de acesso ao ensino superior no país.

As inscrições para o Sisu 2024 ocorreram entre os dias 22 e 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Publicidade

Durante esse período, os candidatos tiveram a oportunidade de escolher até duas opções de curso, ordenando-as de acordo com suas preferências, para concorrer às vagas disponíveis em mais de 100 instituições de ensino superior participantes.

Uma das características marcantes do Sisu é a atualização diária das notas de corte e da classificação parcial dos candidatos durante o período de inscrição.

Publicidade

Essas atualizações levam em consideração o desempenho no Enem e os pesos e critérios específicos estabelecidos por cada instituição de ensino, o que permite aos candidatos acompanhar de perto sua posição na competição pelas vagas desejadas.

Resultado Sisu 2024

Os resultados do Sisu 2024 serão divulgados no dia 30 de janeiro, pelo mesmo portal de inscrição. Nesse momento, os candidatos poderão verificar se foram selecionados para a primeira ou a segunda opção de curso, ou se ficarão na lista de espera aguardando futuras convocações.

Para aqueles que forem selecionados, a matrícula deverá ser realizada na instituição de ensino entre os dias 1º e 7 de fevereiro, seguindo os horários e procedimentos estabelecidos por cada uma das instituições participantes do programa.

Lista de Espera Sisu 2024

Para os candidatos que não conseguirem uma vaga nas opções de curso escolhidas ou que forem selecionados para a segunda opção, haverá a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2024.

Essa manifestação deverá ser feita através do portal do Sisu, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. A partir do dia 12 de fevereiro, as próprias instituições de ensino realizarão a convocação dos candidatos em lista de espera, oferecendo-lhes a chance de preencher as vagas que eventualmente fiquem disponíveis.

O Sisu, ao lado de outros programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desempenha um papel fundamental no acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior.

Esses programas utilizam as notas do Enem como critério de seleção, garantindo que o desempenho dos estudantes no exame seja aproveitado para a conquista de vagas em instituições de ensino de qualidade, seja através de bolsas de estudo integrais ou parciais, ou mesmo através do financiamento das mensalidades.

O Sisu 2024 representa uma grande oportunidade para aqueles que sonham com o ensino superior público e de qualidade, sem a necessidade de arcar com mensalidades.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *