Prouni

Datas de inscrição do Prouni 2024

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal que visa democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil.

Através desse programa, estudantes brasileiros têm a oportunidade de conquistar bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais, em cursos de graduação e sequenciais oferecidos por instituições de ensino superior privadas. Nesta edição são oferecidas mais de 400.000 vagas, em diversas Instituições de Ensino.

O Prouni é destinado a estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior e que atendem a critérios específicos de renda e desempenho acadêmico.

Publicidade

Essa é uma grande oportunidade para jovens que sonham em cursar uma faculdade, mas que muitas vezes não têm os recursos financeiros necessários para arcar com as mensalidades.

Quem pode ser inscrever?

Para se candidatar ao Prouni 2024, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2023 e ter alcançado uma média de pelo menos 450 pontos nas provas, além de não ter zerado a redação. Essa avaliação é importante para garantir que os beneficiários do programa tenham um bom desempenho acadêmico ao longo do curso.

Publicidade

Critérios de Renda

Além dos requisitos acadêmicos, os candidatos também precisam comprovar que se enquadram nos critérios de renda estabelecidos pelo programa. O Prouni tem como objetivo beneficiar principalmente estudantes de baixa renda, por isso, é fundamental apresentar documentos que demonstrem a situação econômica do candidato e de sua família.

Inscrição Prouni 2024

As datas para as inscrições no Prouni 2024 do primeiro semestre já foram divulgadas. O processo se iniciou com a divulgação do edital do programa de bolsas no dia 17 de janeiro.

Em seguida, os candidatos poderão consultar as bolsas disponíveis a partir de 19 de janeiro. As inscrições estarão abertas entre os dias 29 de janeiro e 1° de fevereiro.

Resultado

A divulgação do resultado da 1ª chamada está prevista para o dia 6 de fevereiro, e os selecionados terão um período de 6 a 20 de fevereiro para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição.

Lista de Espera

Caso haja vagas remanescentes, haverá uma segunda chamada com resultado divulgado em 27 de fevereiro e comprovação de informações de 27 de fevereiro a 7 de março.

Para aqueles que não forem selecionados nas chamadas regulares, há ainda a possibilidade de participar da lista de espera do Prouni, que acontece entre os dias 14 e 15 de março.

A divulgação da lista de espera está prevista para 18 de março, e os candidatos terão o período de 21 a 28 de março para comprovar as informações, caso sejam convocados.

O processo de inscrição no Prouni é realizado online, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Durante a inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição de ensino.

É importante lembrar que as opções podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias até o término do período de inscrição.

O resultado da seleção será divulgado no mesmo portal, e os candidatos selecionados deverão comparecer à instituição de ensino escolhida para comprovar as informações prestadas e garantir a sua bolsa de estudo.

O Prouni é uma excelente oportunidade para estudantes brasileiros realizarem o sonho da graduação e conquistarem um futuro acadêmico brilhante. Portanto, fique atento às datas e requisitos e não perca a chance de participar do programa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *