Sisu

MEC encerra inscrição do Sisu 2024 nesta quinta 25, veja quando sai o resultado

O Ministério da Educação (MEC) informa que o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 se encerra nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 23h59, horário de Brasília.

Esta é a oportunidade para os estudantes que desejam ingressar em universidades públicas de todo o país, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

Em 2024, o Sisu terá apenas uma edição, abrangendo tanto o primeiro quanto o segundo semestre letivo. Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos ou universidades e têm a flexibilidade de alterar suas escolhas durante o período de inscrição.

Publicidade

Notas de Corte Sisu

Durante as madrugadas, o MEC disponibilizou as notas de corte parciais para cada curso, que representam a menor pontuação necessária para garantir a aprovação em cada opção.

Essas informações foram cruciais para que os estudantes pudessem ajustar suas preferências e estratégias de inscrição.

Publicidade

Resultado e matrícula Sisu 2024

O resultado da chamada regular do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro, diretamente no site do programa. Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas nas universidades escolhidas entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

Lista de Espera

Para aqueles que não conseguirem aprovação na chamada regular, há a possibilidade de ingressar na lista de espera, manifestando seu interesse entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

É importante ressaltar que a convocação dos candidatos da lista de espera dependerá das datas e critérios estabelecidos por cada universidade participante do programa.

Vagas oferecidas

O Sisu 2024 disponibilizou um total de 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior. Dessas vagas, 121.750 são destinadas ao sistema de cotas, visando promover a inclusão de estudantes de grupos historicamente sub-representados, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Além disso, as próprias universidades ofereceram 19.899 vagas para ações afirmativas específicas.

É importante destacar que todos os candidatos concorreram inicialmente às vagas de ampla concorrência. Caso não tenham alcançado as notas necessárias nessa categoria e façam parte de algum dos grupos de cotas mencionados, então passam a competir pelas vagas destinadas a esses grupos, garantindo assim uma maior igualdade de oportunidades.

Não perca esta chance de garantir sua vaga em uma instituição pública de ensino superior. As inscrições para o Sisu 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 23h59, horário de Brasília.

Acesse o site oficial do programa e inscreva-se agora mesmo para dar um importante passo em direção ao seu futuro acadêmico.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *