Sisu

Sisu 2024: Veja como consultar as notas de corte

Neste dia 23 de janeiro de 2024, o Ministério da Educação (MEC) começou a divulgar as notas de corte do Sisu 2024, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Com um processo de seleção marcado por uma edição única, o Sisu 2024 oferece mais de 264 mil vagas distribuídas em 6.827 cursos de graduação, abrangendo 127 instituições públicas de educação superior em todo o país.

O que é a nota de corte do Sisu?

A nota de corte é a pontuação alcançada pelo último candidato inscrito que conseguiu uma vaga em um curso específico, considerando o turno e a modalidade desejados.

Publicidade

Como os candidatos têm a flexibilidade de alterar suas escolhas de curso até o encerramento das inscrições do Sisu, previsto para as 23h59 da próxima quinta-feira, dia 25 de janeiro, as notas de corte parciais podem variar ao longo desse período.

No entanto, é importante ressaltar que as notas de corte servem apenas como uma referência inicial para os candidatos acompanharem o processo seletivo.

Publicidade

Elas não garantem a seleção automática para a vaga pretendida, mas oferecem insights valiosos sobre a concorrência em cada curso.

Além das notas de corte, os estudantes também poderão consultar sua classificação parcial durante o período de inscrições.

O sistema considera a ordem das notas dos candidatos inscritos para determinar a classificação. Ao final das inscrições, será divulgada a lista de selecionados, permitindo que os candidatos acompanhem seu progresso no processo seletivo.

Resultado

Os resultados finais do Sisu 2024 serão divulgados no dia 30 de janeiro, também por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Uma novidade para este ano é a possibilidade de utilização da lista de espera durante todo o ano pelas instituições de ensino superior participantes, para preenchimento de eventuais vagas não ocupadas na chamada regular.

Lista de Espera

Candidatos que não forem selecionados na chamada regular terão a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, novamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

É importante mencionar que os procedimentos para o preenchimento das vagas na lista de espera serão definidos por cada instituição participante, de acordo com as diretrizes estabelecidas na Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, com algumas ressalvas conforme disposto no Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e na Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente é regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.

Este sistema é responsável por reunir as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, incluindo universidades e institutos federais, durante o processo seletivo vigente.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *