NoticiasVestibular

UEPA 2024: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição encerra dia 30

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) está recebendo os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo (Prosel) 2024 até o dia 30 de outubro. Os interessados devem fazer sua inscrição exclusivamente pelo sistema online.

O valor da taxa de inscrição deste ano é de R$ 100. No entanto, a universidade se compromete em promover o acesso igualitário à educação, disponibilizando a isenção total deste valor para determinados grupos.

Entre os beneficiados automaticamente estão os alunos que, em 2023, concluirão o Ensino Médio em escolas públicas do Pará, desde que sigam as diretrizes do edital.

Publicidade

Além deles, pessoas com deficiência, servidores da UEPA e seus dependentes diretos, e também aqueles com hipossuficiência econômica registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm o direito de solicitar a isenção.

A distribuição das vagas foi pensada de forma inclusiva: 30% são destinadas para aqueles que estudaram o Ensino Médio integralmente em instituições públicas; outros 20% são reservados para candidatos autodeclarados negros ou indígenas com a mesma formação educacional; e os 50% restantes estão abertos à ampla concorrência.

Publicidade

A UEPA está com uma oferta expressiva de 3.586 vagas para cursos em áreas diversificadas como educação, saúde e tecnologia. Adicionalmente, a instituição celebra a expansão de sua atuação com a inauguração de dois novos campi em Ananindeua e Parauapebas. No campus de Ananindeua, os cursos disponíveis incluem Engenharia Florestal, Engenharia de Software e Licenciatura em Matemática. Por sua vez, Parauapebas abre suas portas para futuros profissionais de Engenharia de Software e Fisioterapia.

Em relação à distribuição geográfica das vagas, a capital paraense, Belém, receberá 1.438 novos alunos, enquanto o interior do estado terá 2.148 vagas disponíveis. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) se destaca com 1.756 vagas em seus variados cursos. O Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) vem logo após, com 990 vagas, e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) disponibiliza um total de 840 vagas.

Vestibular UEPA 2024

Por fim, vale lembrar que o último dia para se inscrever no Prosel 2024 é 9 de novembro. A participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é crucial para a seleção, visto que a nota do candidato no exame será determinante para sua admissão. O Enem 2023 está agendado para os dias 5 e 12 de novembro. A UEPA, em conjunto com o Ministério da Educação, ainda irá determinar a data de divulgação dos resultados do Prosel.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *