NoticiasVestibular

UPE divulga datas das provas do Vestibular Seriado de 2023

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou as datas das provas de seu Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2023, que ofertará 50% das vagas disponíveis em cursos de graduação. As inscrições estão previstas para iniciarem em junho ou julho.

A outra metade das vagas será preenchida através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que avalia as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas da 3ª etapa (triênio 2020-2022) ocorrerão nos dias 4 e 5 de dezembro. As provas da 1ª e 2ª etapas, referentes aos triênios 2022-2024 e 2021-2023, respectivamente, acontecerão nos dias 11 e 12 de dezembro.

Publicidade

A UPE está em processo de implementação de novo formato do SSA, com base no novo Ensino Médio e no currículo do estado de Pernambuco. Este ano, as provas serão aplicadas no domingo e na segunda-feira, devido às eleições em outubro, às datas de aplicação do Enem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicados a alunos de graduação.

Em 2021, os exames do SSA aconteceram na quinta e sexta-feira.

Publicidade

Além de Recife, os testes são aplicados nas cidades de Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro.

Os alunos inscritos na 1ª etapa do vestibular seriado realizarão as provas já no novo formato, divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O programa lista seis livros como sugestões de leituras para a área de conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias:

  • Marília de Dirceu & Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Poemas escolhidos, de Gregório de Matos;
  • Boca do inferno, de Ana Miranda;
  • O Karaíba: uma história do pré-Brasil, de Daniel Munduruku;
  • Cronistas do Descobrimento, organizado por Antonio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa; e
  • Autos e farsas de Gil Vicente, de Gil Vicente.

São sugeridos, ainda, alguns filmes:

  • A missão (1986), dirigido por Roland Joffé;
  • Gregório de Mattos (2001), dirigido por Ana Carolina;
  • Palavra e utopia (2000), dirigido por Manoel de Oliveira; e
  • Caramuru: A invenção do Brasil (2001), dirigido por Guel Arraes.

Inscrições para Vestibular EAD da UPE já estão abertas

Os interessados a concorrerem ao Vestibular EAD 2023 da Universidade de Pernambuco podem se inscrever pela internet até o dia 30 de junho.

A taxa de inscrição é no valor de R$110,00 (cento e dez reais) e o candidato que desejar solicitar isenção deverá preencher, no formulário eletrônico, seu Número de Inscrição Social (NIS).

As provas irão ocorrer no dia 21 de agosto, domingo, no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição. São 16 cidades com polos presenciais da UPE: Afrânio, Águas Belas, Cabrobó, Carpina, Floresta, Fernando de Noronha, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Sertânia, Surubim, Tabira e Triunfo.

Ao todo, são 1.260 vagas para os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia, mais 150 vagas destinadas ao bacharelado em Administração Pública.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *