FiesNoticias

Como fazer o FIES 2022.1? Confira

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo financiar cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Dessa forma, funciona como um fundo de financiamento que permite que estudantes paguem a faculdade somente depois de formados, para o momento em que o profissional já estiver inserido no mercado de trabalho.

As inscrições para o Fies 2022.1 serão abertas no dia 8 de março. O dia de abertura das inscrições será em uma terça-feira, assim como já aconteceu em anos anteriores no programa. Desse modo, as inscrições são abertas na terça e são encerradas na sexta-feira da mesma semana. Neste ano, o prazo final das inscrições do Fies será o dia 11 de março de 2022.

Uma nova oportunidade dentro do FIES vai conceder taxa zero real de juros para os estudantes que tenham uma renda familiar mensal total de até 3 (três) salários mínimos.

Publicidade

Nesse sentido, vale lembrar que neste ano de 2022, o valor do salário mínimo nacional está fixado em R$ 1.212,00 reais por mês. Portanto, de acordo com este requisito da nova regra do Fies, a renda máxima permitida neste caso é de R$ 3.636,00 reais mensais.

Calendário do FIES 2022

  • Inscrições: 8 a 11 de março

Neste ano de 2022, o Fies está com a oferta de um total de 110.925 vagas.

Publicidade
  • Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março
  • Complementação da inscrição:
    16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
    16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição no sistema, no endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br, conforme prazo determinado em edital, para contratação do financiamento.

Como fazer a inscrição no programa?

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.

Assim que for direcionado para a página do GOV.BR, deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Após concluído o cadastro, o aluno será direcionado novamente para a página do Fies. Para acessar o sistema basta clicar sobre a opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas.

FIES: quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies quem:

  • Fez a prova do Enem a partir da edição do ano de 2010
  • Quem tirou uma nota média na prova do Enem que tenha sido igual ou superior a 450 pontos
  • Quem tirou uma nota maior do que zero na Prova de Redação do Enem
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Não pode se inscrever no Fies quem:

  • Foi pré-selecionado no Fies no processo seletivo anterior
  • Não quitou um financiamento anterior do Fies ou do Creduc (Programa de Crédito Educativo)
  • Se encontra em período de utilização do financiamento do Fies
  • Se submeteu ao Enem com o objetivo único de auto avaliação. Ou seja, quem fez a prova do Enem na categoria de treineiro

Quem é do Prouni pode fazer Fies?

O bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) pode participar do processo seletivo do Fies com o objetivo de financiar a parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa. Mas desde que este estudante se encaixe nas condições previstas no edital do processo seletivo vigente.

No caso dos participantes que já concluíram algum curso de graduação universitária (ensino superior), estes também podem fazer parte do Fies, desde que se enquadrem nos critérios que são definidos pelo edital de inscrições.

Nota de Corte do Fies

A Nota de Corte do Fies é divulgada quando são ocupadas todas as vagas disponíveis para o grupo de preferência que é escolhido pelo próprio candidato.

O Fies Seleção, então, faz o cálculo da nota de corte para o grupo de preferência, de acordo com o número de vagas que estão sendo disponibilizadas e segundo o número total de inscrições recebidas pelos candidatos que fazem parte deste mesmo grupo selecionado pelo estudante.

Em outras palavras, os candidatos são classificados dentro do grupo de preferência para o qual fizeram inscrição, de forma que seja atendida a prioridade indicada entre até 3 (três) opções de curso, turno e local de oferta escolhido segundo uma ordem decrescente e de acordo com as notas que foram obtidas na prova do Enem, desde que observada a seguinte sequência de prioridades:

– Os candidatos que não concluíram o Ensino Superior e que ainda não foram beneficiados com nenhum tipo de financiamento estudantil

– Os candidatos que não concluíram o Ensino Superior, mas que já foram beneficiados com algum financiamento estudantil que já está quitado

– Os candidatos que já concluíram o Ensino Superior, mas que não tenham sido beneficiados por algum financiamento estudantil anteriormente

– Os candidatos que já concluíram o ensino superior e que já tenham sido beneficiados com o financiamento estudantil e tenham o quitado

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *